COVID-19

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu o alerta de que diversas pessoas na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China, apresentaram pneumonia cuja etiologia (estudo de causas das doenças) era desconhecida.

Em 11 de março de 2020, a OMS declarou o surdo de pandemia de COVID-19 que é uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus. Alguns sintomas são febre, tosse, perda de paladar ou olfato, dores de cabeça, dores nas articulações e dificuldade de respirar.

É possível estar com a COVID-19 por até 14 dias antes de apresentar os sintomas, em média a manifestação acontece em 5 dias. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem a necessidade de tratamentos especiais. Mas em 15% são infecções graves que necessitam de oxigênio e 5% são infecções muito graves que necessitam de ventilação assistida. Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doença cardíaca) são mais vulneráveis a quadros sérios.

O COVID-19 tem um alto grau de contágio. Por isso é muito importante seguir as recomendações de prevenção. Na figura abaixo temos os principais cuidados a se tomar contra o novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *